segunda-feira, 16 de abril de 2007

MIDIAS EM EDUCAÇÃO



COMPONENTES DO GRUPO





Álvaro Bruno de Oliveira nº. 06


Ana Cláudia Pereira Cassiano Fortino nº. 07


Arlete Nunbes Magalhães Costa Rato nº. 16


Cássia Aparecida Frai Alves nº. 18


Eduardo Volpi Peres nº. 33


Eliete de Paula Francisco nº. 37


George Dimitrios Roditis Filho nº. 45


Hercília Ishihara nº. 51


Jefferson Quintino nº. 55


Sioni Damascena Santos nº. 110






DESCRIÇÃO





Livro Escolhido: AULAS DE REDAÇÃO


Língua Portuguesa


8ª. Série


NEGRINHO, Maria A.


Editora Ática



Tema: Texto Jornalístico: ENTREVISTA



Objetivos: Desenvolver a competência comunicativa natural do aluno, ampliando a sua capacidade de comunicação, expressão e integração social pela linguagem, além de propiciar ao aluno a capacidade de interpretar os diversos tipos de texto que circulam no mundo real e de produzir textos adequados às diferentes situações.

Séries envolvidas: 4ª. Série do Ciclo II do Ensino Fundamental.

Abordagem Pedagógica: O processo educativo deve também implicar a interação entre o educando e outros interlocutores em situações educativas ajustadas ao seu ritmo e capacidades, de modo a que ela possa conquistar gradualmente a autonomia. A cultura e a linguagem são instrumentos e veículos do saber, na medida em que ensinar e aprender são processos comunicativos. Este processo implica também outro aspecto: relações e interações comunicativas, que proporcionam a auto-confiança e auto-estima. A abordagem descrita assenta numa perspectiva construtivista da aprendizagem, porém com um novo estilo de ensinar que se baseia na compreensão e interpretação daquilo que decorre da ação, um estilo em que o mais importante é o sentido que se dá à experiência realizada. Neste modelo, o professor tem o papel de gestor - de relações, projetos, meios, espaço, tempo, conduzindo o aluno na apropriação/assimilação do saber (do currículo e outros saberes).


Mídias e Tecnologias a serem utilizadas:

1. Livro Didático: Aulas de Redação

NEGRINHO, Maria A.

8ª. Série

Editora Ática

2. Jornais e Revistas.

3. Gravador

4. Computador

Dinâmica da Atividade: Inicialmente será feita uma discussão do tema com a exibição de exemplares de Revistas e Jornais. Durante o processo será feito um estudo de uma entrevista (em anexo). Os alunos serão encaminhados para a sala de informática para pesquisa de material e digitação dos trabalhos. Antes, porém, devem preparar a entrevista, seguindo o esquema sugerido (em anexo). A entrevista será gravada e o material apresentado, postado no jornal virtual da classe, além de afixado no mural da escola.

Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas:

1. Discussão do Tema: Textos Jornalísticos: A Entrevista;

2. Apreciação de Entrevistas em Jornais e Revistas;

3. Estudo de Entrevista;

4. Pesquisa na Internet, Jornais e Revista;

5. Definição do Entrevistado e do Tema gerador da Entrevista;

6. Preparação das perguntas dirigidas ao entrevistado;

7. Efetivação e gravação da Entrevista;

8. Apresentação do Material para a classe;

9. Postagem a entrevista de maior interessa no jornal virtual da classe;

10. Afixação das entrevistas no mural da escola.

Proposta de Avaliação: A avaliação será o resultado não só de elementos específicos, mas também de um registro contínuo, integral e dinâmico de todas as observações do professor a respeito do aluno. A avaliação abrangerá, além da verificação do conhecimento da matéria, atitudes (participação), interesses (responsabilidade), hábito de trabalho e adaptação social do aluno.

Referências Bibliográficas:

1. Escrever para Aprender, VALÉRIO, Elisa


Endereço Blog do Grupo: turmadaporta.blogspot.com

Nenhum comentário: